post-edit

Como resolver erro no programa de instalar impressora no computador

Como resolver o problema com o software para instalar impressora no computador
Tem sido frequente verificar a existências de reclamações, e pedidos de ajuda, sobre erros e problemas com o software para a instalação da impressora, controladores (driver), e aplicativos complementares, no computador.

Em situação especifica, com o bloqueio «a meio» da instalação.

A realização de testes aos aplicativos de instalação com três marcas diferentes, referenciadas como de impressoras populares, houve o registo de conflito entre o Anti-vírus e a instalação da impressora no computador.


A solução para resolver o conflito com o software para instalar a impressora no computador


Apontamento de pré-instalação:

Se já andou para trás e para a frente com a instalação, e mais reinstalação do dito software da impressora… Desligue o computador, e volte a ligar (não reinicie, os passos são desligar e voltar a ligar).

E execute o Passo 1 (ver mais abaixo).

Se entretanto, após alguns minutos, nota que o software da impressora está a demorar demasiado para arrancar com a nova instalação, e parece ter parado de novo… Desligue o computador, e volte a ligar (não reinicie, os passos são desligar e voltar a ligar).

Vá até à pasta c:/programas, e (se for o seu caso) vá também a c:/programas (86), procure pela existência de uma ou mais pastas, com arquivos já instalados referente à impressora que está a instalar, e elimine-a(s). Analise as datas de modificação dos respetivos arquivos, e na dúvida, procure ajuda.

Cuidado: Certifique de que se trata de arquivos referentes e somente ao software que tem estado a instalar, para não correr o risco de eliminar pastas pertencentes a outras impressoras, que já estão instaladas no computador.

Reinicie o computador, e execute o Passo 1.

-----------------------

 Passo 1 

Antes de iniciar o programa de instalação da impressora no computador, aceda à Consola de gestão do Anti-virus.

Uma forma para abrir a Consola do Anti-virus, clique com o Botão direito do rato no Ícone do Anti-virus, que por padrão, está ativo no canto inferior direito do Ambiente de trabalho, junto ao Relógio, ou no Pop-up (janela) de Ícones escondidos, e abra a Consola de gestão do Anti-virus.

Exemplo com o ícone Anti-virus na janela de ícones escondidos:

ícone do Anti-vírus McAfee

-----------------------

 Passo 2 → 

Na Consola do Anti-vírus desative o Anti-virus por completo.

Opte por apontar o que desativou no Anti-virus, para ficar mais fácil concluir o Passo 4.

E minimize a janela da Consola do Anti-virus.

-----------------------

 Passo 3 → 

Inicie o software de instalação da impressora no computador.

Se durante a instalação, o programa demorar tempo demasiado a avançar, é porque ainda está ativo algum complemento do Anti-virus. Maximize a Consola do Anti-virus, e procure desativar todos os complementos do Anti-virus até que o software da impressora prossiga, finalmente, com a respetiva instalação.

E volte a minimizar a janela da Consola do Anti-virus.

-----------------------

 Passo 4 → 

Concluídas todas as etapas da instalação da impressora no computador, conforme o manual de utilizador, maximize a janela da Consola do Anti-virus. e reative tudo o que anteriormente desativou do Anti-virus.

-----------------------

 Passo 5 → 

Reinicie o computador.

-----------------------



E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?



Sugestão de leitura:


Partilha pela Internet:

DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    2 comentários

    1. Oi, Alexandre!
      Seu artigo é super útil, pois aqui, mesmo com a impressora instalada, às vezes acontece o conflito. Me ensinaram que, antes de ligar o computador, é para ligar a impressora primeiro, esperar que ligue completamente e aí sim ligar o computador, pois na hora que o computador estiver carregando os programas, se tiver algum erro, ele será corrigido. Tem dado certo!
      Boa semana!!
      Feliz primavera!!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Oi Luma :) Está relacionado com o carregamento dos programas controladores (drivers). No caso que descrevo é para a instalação da impressora no computador. E o normal seria o conflito «morrer» por aqui. Mas como você descreveu, nem sempre isso acontece, e esta sua partilha pode ajudar também outras pessoas com algum problema semelhante. Obrigado pela partilha e visita :) Boa Semana!

        Eliminar