Tem sido frequente verificar a existências de reclamações, e pedidos de ajuda, sobre erros e problemas com o software para a instalação da impressora, controladores (driver), e aplicativos complementares, no computador.
Em situação especifica, com o bloqueio «a meio» da instalação.
Em situação especifica, com o bloqueio «a meio» da instalação.
A realização de testes aos aplicativos de instalação com três marcas diferentes, referenciadas como de impressoras populares, houve o registo de conflito entre o Anti-vírus e a instalação da impressora no computador.
A solução para resolver o conflito com o software para instalar a impressora no computador
Apontamento de pré-instalação:
Se já andou para trás e para a frente com a instalação, e mais reinstalação do dito software da impressora… Desligue o computador, e volte a ligar (não reinicie, os passos são desligar e voltar a ligar).
E execute o Passo 1 (ver mais abaixo).
Se entretanto, após alguns minutos, nota que o software da impressora está a demorar demasiado para arrancar com a nova instalação, e parece ter parado de novo… Desligue o computador, e volte a ligar (não reinicie, os passos são desligar e voltar a ligar).
Vá até à pasta c:/programas, e (se for o seu caso) vá também a c:/programas (86), procure pela existência de uma ou mais pastas, com arquivos já instalados referente à impressora que está a instalar, e elimine-a(s). Analise as datas de modificação dos respetivos arquivos, e na dúvida, procure ajuda.
Cuidado: Certifique de que se trata de arquivos referentes e somente ao software que tem estado a instalar, para não correr o risco de eliminar pastas pertencentes a outras impressoras, que já estão instaladas no computador.
Reinicie o computador, e execute o Passo 1.
-----------------------
Passo 1 →
Antes de iniciar o programa de instalação da impressora no computador, aceda à Consola de gestão do Anti-virus.
Uma forma para abrir a Consola do Anti-virus, clique com o Botão direito do rato no Ícone do Anti-virus, que por padrão, está ativo no canto inferior direito do Ambiente de trabalho, junto ao Relógio, ou no Pop-up (janela) de Ícones escondidos, e abra a Consola de gestão do Anti-virus.
Exemplo com o ícone Anti-virus na janela de ícones escondidos:
Uma forma para abrir a Consola do Anti-virus, clique com o Botão direito do rato no Ícone do Anti-virus, que por padrão, está ativo no canto inferior direito do Ambiente de trabalho, junto ao Relógio, ou no Pop-up (janela) de Ícones escondidos, e abra a Consola de gestão do Anti-virus.
Exemplo com o ícone Anti-virus na janela de ícones escondidos:
-----------------------
Passo 2 →
Passo 2 →
Na Consola do Anti-vírus desative o Anti-virus por completo.
Opte por apontar o que desativou no Anti-virus, para ficar mais fácil concluir o Passo 4.
E minimize a janela da Consola do Anti-virus.
Opte por apontar o que desativou no Anti-virus, para ficar mais fácil concluir o Passo 4.
E minimize a janela da Consola do Anti-virus.
-----------------------
Passo 3 →
Inicie o software de instalação da impressora no computador.
Se durante a instalação, o programa demorar tempo demasiado a avançar, é porque ainda está ativo algum complemento do Anti-virus. Maximize a Consola do Anti-virus, e procure desativar todos os complementos do Anti-virus até que o software da impressora prossiga, finalmente, com a respetiva instalação.
Se durante a instalação, o programa demorar tempo demasiado a avançar, é porque ainda está ativo algum complemento do Anti-virus. Maximize a Consola do Anti-virus, e procure desativar todos os complementos do Anti-virus até que o software da impressora prossiga, finalmente, com a respetiva instalação.
E volte a minimizar a janela da Consola do Anti-virus.
-----------------------
Passo 4 →
Concluídas todas as etapas da instalação da impressora no computador, conforme o manual de utilizador, maximize a janela da Consola do Anti-virus. e reative tudo o que anteriormente desativou do Anti-virus.
-----------------------
Passo 5 →
Reinicie o computador.
-----------------------
E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?
Sugestão de leitura:
-----------------------
E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?
Sugestão de leitura:
DEIXE COMENTÁRIO
► Facebook:
► Blogger:
2 comentários
Oi, Alexandre!
ResponderEliminarSeu artigo é super útil, pois aqui, mesmo com a impressora instalada, às vezes acontece o conflito. Me ensinaram que, antes de ligar o computador, é para ligar a impressora primeiro, esperar que ligue completamente e aí sim ligar o computador, pois na hora que o computador estiver carregando os programas, se tiver algum erro, ele será corrigido. Tem dado certo!
Boa semana!!
Feliz primavera!!
Oi Luma :) Está relacionado com o carregamento dos programas controladores (drivers). No caso que descrevo é para a instalação da impressora no computador. E o normal seria o conflito «morrer» por aqui. Mas como você descreveu, nem sempre isso acontece, e esta sua partilha pode ajudar também outras pessoas com algum problema semelhante. Obrigado pela partilha e visita :) Boa Semana!
Eliminar